Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, Holguín, 13 de Agosto de 1926) é o presidente da República de Cuba e uma das personalidades políticas internacionais mais conhecidas, carismáticas e polémicas. Para seus defensores, Castro representa o herói da revolução social e a garantia de repartição equitável da riqueza no país, devido a sua política de inspiração socialista. Seus adversários, internos e externos, no entanto, consideram-no o líder de regime ditatorial baseado numa política de partido único e numa polícia repressiva de estado, no que diz respeito à liberdade de expressão e à aplicação de penas duras (inclusive a morte) a presos políticos. É um líder bastante contestado internacionalmente.
Após um fracassado ataque a um quartel de Moncada em 26 de julho de 1953, foi preso e condenado a 15 anos de prisão. Durante o julgamento, Fidel fez sua auto defesa e defendeu o direito dos povos de lutarem contra a tirania, quando pronunciou as famosas palavras "A história me absolverá". Após sua auto defesa, Fidel foi libertado tendo cumprido dois anos de prisão. Viajou aos EUA para encontrar-se com grupos cubanos exilados naquele país que ajudaram a finaciar a expulsão do ditador Fulgencio Batista do poder. Exilou-se em seguida no México, onde montou e treinou uma guerrilha, retornando clandestinamente a Cuba no iate Granma, com capacidade para 8 pessoas, em que embarcaram 82 homens, entre eles o argentino Ernesto Guevara de la Serna, Che Guevara. O desembarque não foi bem sucedido, pois o navio afundou com as armas. Refugiou-se em Serra Maestra, onde reorganizou a guerrilha que acabou derrubando Batista.
Em 1959, os habitantes de uma mal afamada ilha das Caraíbas estavam fascinados. O país, outrora uma colónia de Espanha e dos EUA, tinha pouco de que se orgulhar. Mas um jovem político pregava a revolução com arrojo. Também pregava respeito pela Cuba que acabava de tomar.
Passados 40 anos, ainda lá está.
Senhor de um enorme egotismo, o filho de um lavrador inculto lutou contra os EUA, pôs o planeta à beira da guerra nuclear e sobreviveu até à velhice numa sociedade que virou do avesso. Como conseguiu?
"Pioneiros para o Comunismo, seremos como Che"
"Comandante, Ordem!
ordem sobre esta terra,
nós faremos guerra,
se o imperialismo vier"
Palavras de ordem oficiais que os jovens devem repetir na escola cubana ...
Castro resistiu ao que os seus inimigos estrangeiros engendraram. Sobreviveu à queda do Comunismo e mantém o poder passados 40 anos, enquanto, no país e no exterior, se fala das suas virtudes e vícios.
Parabéns ao senhor Fidel Castro pelo seu 80º Aniversário ...