«Já não é apenas o “social” que descreve a rede “Twitter” em Portugal. A solidariedade é também agora o que se transmite de “Retweet” em “Retweet”, primeiro com o “twitmedula”, para incentivar os utilizadores de Norte a Sul do país a se inscreverem como dadores de medula óssea, e desde meados de Maio com o “RTaction”.
Pioneira em Portugal, esta acção começou depois de um encontro entre amigos, comuns na vida real e no mundo de 140 caracteres que decidiram realizar outra iniciativa de responsabilidade social. O objectivo inicial era ajudar uma instituição.
“Tendo em conta que, na linguagem do Twitter, «partilhar» é traduzido por RT (Retweet), chegamos à denominação RT Action. Como não queremos que esta seja uma acção isolada, a ideia é re-tuitá-la pelo futuro!”, explica Joana Sousa, utilizadora desta rede social e uma das dinamizadoras deste projecto.
O objectivo de Joana Sousa é também comum a mais três utilizadores do Twitter, Paula Pico, Luís Lopes e Ricardo Batista e está prestes a ser cumprido.
A acção tem sido tudo menos isolada. Com muitos “Retweets” e com apoio dos media sociais, está já agendado, para esta sexta-feira, dia 2 de Julho, o primeiro jantar de solidariedade social organizado através do Twitter. A “Ajuda de Berço” é a associação que vai beneficiar desta iniciativa.
De acordo com Joana Sousa, esta instituição não vai ser a única a ser beneficiada pelo “RTaction”. “O movimento tem crescido de tal forma que já recebemos contactos de associações que pretendem estabelecer parcerias connosco, no sentido de serem as futuras beneficiárias dos eventos”, explica ao “Noticiar”, a utilizadora do Twitter.
No jantar de solidariedade, cujas inscrições terminam esta segunda-feira, os participantes vão poder contribuir com donativos em género. “Estamos disponíveis para acolher sugestões, sendo que a nossa «regra» é a de não recolhermos donativos em numerário; ou seja, a contribuição de quem participa será sempre em géneros, bens, de que a instituição indique como sendo necessários”, acrescenta Joana Sousa.
O jantar realiza-se no Restaurante Oliva, em Lisboa e conta já com a inscrição de 67 pessoas, a maioria inscritas através das redes sociais. A divulgação do “RT action” foi, no entanto, muito além da Internet. Existem alternativas para quem não pode marcar presença no jantar, tendo sido estabelecidos pontos de recolha de bens para a “Ajuda de Berço”, que podem ser consultados no site desta iniciativa.
Com poucas semanas de existência, esta acção levada a cabo no Twitter, já tem 340 seguidores nessa mesma rede e 710 fãs no Facebook, tendo mobilizado pessoas de Norte a Sul do país para ajudar a “Ajuda de Berço” e até empresas, como uma das lojas colaboradoras do hipermercado “Pão de Açúcar”. Para ajudar nesta iniciativa, o “passa-a-palavra” é importante, como considera Joana Sousa, que aconselha a que divulguem o “RTaction” pela rede de amigos, dentro e fora da Internet.»
Etiquetas: Armenios, Lady Bug